Pular para o conteúdo principal

Coding Dojo – Um jogo em que todo mundo sai ganhando



http://templariodatecnologia.files.wordpress.com/2009/12/dojo_port1.jpg
A programação é uma habilidade aprendida. Para ser bom você deve praticar. Neste aspecto, é semelhante a aprender a tocar um instrumento musical ou aprender uma arte marcial. Se você quiser ser um programador bom, terá que ter tempo para aprimorar suas habilidades. Se você estiver interessado em fazer isso, continue lendo.
O Coding Dojo é uma sessão onde um grupo de programadores se reúnem para trabalhar em um desafio de programação para melhorar suas competências, seguindo um padrão semelhante ao dojo de artes marciais. A cada sessão é feito um desafio de programação. Existem algumas maneiras de como isto é feito, que será discutido posteriormente. Durante a sessão, o grupo gasta uma quantidade pré-definida de tempo desenvolvendo uma solução para o desafio.
As pessoas estão lá para se divertirem, e, através de uma metodologia programática, melhorar suas habilidades de programação e de trabalho em grupo.
O principal objetivo é praticar, aprender e ensinar técnicas de desenvolvimento de software.
Mas afinal, o que significa Dojo ?
O dojo ou dojô (Do=caminho, Jô=lugar da prática) é o local onde se treinam artes marciais, especialmente as nipônicas. Muito mais do que uma simples área, o dojo deve ser respeitado como se fosse a casa dos praticantes. Por isso, é comum ver o praticante fazendo uma reverência antes de adentrar, tal como se faz nos lares japoneses. No nosso caso, a codificação, o desenvolvimento de linguagens e a troca de tecnologia. Este é o caminho escolhido.
Uma forma eficaz de aprender é observar os mais experientes e, em seguida, tentar copiá-lo. Nada melhor que o Coding Dojo para você trabalhar com eles, imagina o que a pessoa pode aprender desenvolvendo uma solução ao lado de um desenvolvedor experiente ?!
Isso é muito semelhante como os alunos de Artes Marciais aprendem, o mestre apresenta uma técnica para um aluno e o aluno vai praticanto a tecnica. Na próxima reunião, o aluno mostra ao comandante e aos outros o seu progresso através da execução da técnica.  Estudantes de artes marciais, muitas vezes participam de um dojo onde eles se encontram e praticam suas habilidades com outros alunos, sob o olhar atento do Sensei, ou professor.
As sessões podem ser feitas em dois formatos: no formato Kata, em que alguém resolve o desafio em casa e apresenta na sessão, começando do zero. O Kata não é muito legal por isso, o problema já vem resolvido, os participantes vão ver praticamente uma palestra. No formato Randori, que é o mais usado, o problema é resolvido na hora pelos participantes, usando Programação Pareada em turnos. A cada turno, onde o tempo é decidido pelos participantes, o piloto volta para a platéia, e o  co-piloto  passa a ser o novo piloto, um novo co-piloto será convidado da platéia. No formato Kata e Randori é usando TDD.
Se você é programador, vale a pena! Você ganhará experiência, novas amizades, métodos, tecnologias, linguagens novas. Também terá a oportunidade de se expor, dando o máximo de si tentando resolver o problema. Você pode não conseguir nada, mas isso será só em matéria de código. Sempre se aprende alguma coisa quando nós nos expomos.
É uma reunião muito divertida, onde podemos trocar conhecimento de forma prática. Um Coding Dojo também oferece um ambiente seguro para errarmos e aprendermos a trabalhar melhor em equipe.
Tem esse vídeo muito interessante sobre o Coding Dojo, vale a pena ver!
O site apoie.org possue um tutorial muito bem detalhado sobre como funciona o Coding Dojo:http://apoie.org/Dojo.htm
Fonte: Aqui!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gerando Documentos Word .docx com Java

Empregos Java - Divulgados pelo DFJUG