Como Comprar Voucher para Certificação Oracle de Java com Retake

[edit] Promoção de Voucher com Retake prorrogada para até dia 28/02/11. http://fredericoarantes.blogspot.com/2011/02/promocao-de-voucher-oracle-com-retake-e.html [/edit]

Muita gente está em dúvida de como comprar seu voucher da oracle aproveitando a promoção de Retake, pra você que não sabia, caso você não passe na primeira tentativa, terá uma segunda chance gratuita, só válido para quem comprar o voucher até dia 31/01/11. Não deixe pro último dia, pois você não recebe o voucher na mesma hora. Vou mostrar passo a passo como comprar o seu.
Segue abaixo a descrição da promoção que está no site da Oracle:

"As pessoas que adquirirem um voucher de exame de certificação entre 16 de novembro e 31 de janeiro de 2011, e que não forem aprovadas no exame, se qualificarão para a sua repetição gratuita. Basta entrar em contato com o Centro de Testes Prometric Autorizado da mesma forma que na tentativa inicial do exame e fornecer o número do seu voucher de exame de certificação original. Depois de fazer o exame inicial, aguarde 72 horas antes de agendar a repetição gratuita de exame. Lembre-se também de que, de acordo com as diretrizes de certificação da Oracle University, é preciso aguardar pelo menos 14 dias para repetir qualquer exame. A repetição gratuita deve ser utilizada no prazo de 12 meses a partir da data de compra do voucher de certificação original. Não é necessário entrar em contato com a Oracle University para agendar a repetição do exame. Os exames são realizados em Centros de Testes Prometric Autorizados, localizados no mundo todo. Depois de adquirir seu voucher de exame, entre em contato com o centro de testes desejado para agendar a data, a hora e o local do exame."


O valor da certificação é R$ 272,00 mas com os impostos vai para R$ 317,20. Provavelmente você terá até o final de fevereiro de 2012 para utilizar o voucher, lembre-se que o retake também tem que ser utilizado neste período então não demore muito para marcar. Caso more em Goiânia ou região recomendo que marque a prova na Supera Tecnologia que é Centro Oficial Prometric, fica no Setor Sul .

Agora passo a passo de como comprar seu voucher no site da oracle:


1º - Entre no link http://education.oracle.com/ caso seja a primeira vez que entra no site, será perguntado o seu país.
2º - No banner principal da página, o terceiro banner é sobre a campanha de Voucher com Retake, nele clique em "começar agora".
3º - A página que abrirá contém a descrição da promoção, uma pequena tabela, e as certificações que estão nesta promoção de voucher com Retake, que são as de Java, Oracle Solaris e NetBeans. Clique no link da tabela "Comprar Online" que está em "Programar/Adquirir".
4º - Você será redirecionado para uma página de Carrinho de Compras, escolha a quantidade de certificações que quer comprar, caso mais de uma, clique em recalcular para ver o valor. Clique em "Confirmar a Compra".
5º - Abrirá uma popup com mais informações, as formas de pagamento disponíveis, email e telefone da Oracle caso queira entrar em contato. Clique em "Continuar".
6º - Será pedido seu login e senha, caso não tenha cadastro no site da Oracle você precisará fazer.
7º - Depois disso basta preencher o formulário que será apresentado e clicar em próximo. A tradução é ruim, então tome cuidado com alguns campos. No final escolha por boleto bancário como forma de pagamento, então é só finalizar a compra.
8º - Você receberá a seguinte mensagem:
"Obrigado por ingressar seu pedido com a Oracle University. Dentro dos próximos 3 dias úteis, receberá uma mensagem por e-mail notificando "Sua ordem foi recebida" será enviado para seuemail@email.com. O email poderá conter alguns passos adicionais associado a sua forma de pagamento que deverá ser completado para que sua ordem seja confirmada. Caso não seja completado sua ordem no prazo estabelecido, ela poderá ser cancelada."
9º - Em até 3 dias você recebe um email da Oracle solicitando o seu CPF, após responder, é provável que em 1 ou 2 dias você receba seu boleto bancário, também por email, para efetuar o pagamento.
10º - Após pagar o boleto é só aguardar receber o voucher em seu email. Deve chegar em uma semana, ai é só marcar a data em centro oficial Prometric, para isso você terá que se cadastrar  no site da prometric também.

Como perceberam para completar todo o processo, deve ir mais ou menos de 10 a 15 dias, então corra e compre logo o seu. Pois ninguém sabe quando haverá uma nova promoção de retake. Eu comprei o meu hoje, e estou aguardando pra completar todo o processo.

Estude muito para não precisar de retake, não desperdice a primeira chance só porque tem outra. Durante meus estudos irei postar dicas e materiais aqui também. Qualquer dúvida deixe nos comentários. Boa sorte a todos!



Frederico Maia Arantes
Analista e Desenvolvedor de Sistemas Java EE
Oracle Certified Professional, Java SE 6 Programmer 
Twitter

Comentários

  1. Ao comprar o voucher (aproveitando como se pronuncia ? Vôucher ou Vouchér), quanto tempo temos para realizar a primeira prova, quero dizer qual o tempo minimo e maximo para marcar a primeira prova ?

    ResponderExcluir
  2. Opa Muttley. Se pronuncia mais como "váucher". Assim que estiver com o voucher em mãos já pode marcar a primeira prova não tem tempo mínimo. Digamos que você comprou o voucher e o recebeu por email hoje 06/01/11, com validade de um ano você terá até 06/01/12 para as duas tentativas, sendo que a segunda deve ser no mínimo 72hrs depois da primeira. Então o Máximo para aproveitar as 2 chances seria marcar a primeira para 02/01/12, podendo fazer a 2º no último dia 06/01/12. É muito² tempo.

    ResponderExcluir
  3. Mas não deixem pra última hora, já vi várias pessoas perderem o retake porque enrolaram demais. E caso não passe na primeira, com certeza você terá que estudar mais para passar na segunda tentativa, então precisa de um tempo bom de intervalo. Dizem ser no mínimo 2 meses de estudo para passar na SCJP caso seja essa sua intenção.

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu segui estes passos que você falow, até agora deu tudo certo. (ainda não recebi nenhuma email da Oracle) outra coisa, em nenhum momento eu fui informado qual certificação eu queria. isto está correto?

    ResponderExcluir
  5. Está correto sim Adriano, pois este voucher é válido para qualquer certificação que está na campanha de Retake como OCJA, OCJP, OCWCD, Solaris entre outras, apenas na hora de marcar a prova que você escolhe qual é a sua. Sobre o email, as pessoas estão comentando bastante que está demorando mesmo. Mas caso já tenha mais de 5 dias úteis que solicitou, aconselho ligar no 0800 da Oracle e se informar com eles.

    ResponderExcluir
  6. Olà Fred! Parabéns pelo excelente post. Tenho uma dúvida: Atualmente, quais VERSOES JAVA estao disponíveis para realizacao do exame de certificacao (1.5,1.6)?

    ResponderExcluir
  7. Valeu Lafaiet! As versões são essas mesmo para SCJP, versão 5 em português, inglês. E versão 6 com algumas novidades e apenas em inglês.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, estou tentando comprar o voucher desde a semana passada e nada de chegar email de confirmação. Já efetuei o procedimento duas vezes e com os dois o prazo de 3 dias para email já estourou. Liguei no 0800 mas ninguém atende e apenas consegui deixar recado.

    Alguém está tendo esse problema?

    ResponderExcluir
  9. Tive o mesmo problema, hoje fiz a segunda tentativa de compra.

    ResponderExcluir
  10. Aconteceu o mesmo comigo

    ResponderExcluir
  11. sim cara to tendo mesmo problema vou tentar de novo!

    ResponderExcluir
  12. o cara pode fazer a segunda tentativa de compra ja estando cadastrado e com o mesmo email?

    ResponderExcluir
  13. Fred, queria saber se sabe informar se posso na primeira tentativa fazer a prova OCJP 6 e, caso haja reprovação, optar pela OCJP 5 no retake...Isso é possível ou o retake vale justamente para a mesma prova? Aguardo...

    ResponderExcluir
  14. Pessoal, o processo realmente está muito lento. Já tentei mas não consegui falar com ninguém no 0800 da Oracle. Algumas pessoas já receberam email de confirmação, outros receberam ligação da Oracle para confirmar os dados. Eu mesmo ainda não recebi nenhuma resposta. O serviço da Oracle está complicado, não sei os motivos.
    Bruno, acredito que você não possa mudar de certificação não, visto que são duas certificações diferentes, não entraria no retake.

    ResponderExcluir
  15. Esta muito dificil receber a confirmação , e quando ligo na Oracle , ninguem atende.
    Vamos aguarda so espero que a gente não perca a promoção.

    ResponderExcluir
  16. Pessoal, eu também estou com problema. Já fiz duas tentativas e estou indo para a terceira. E em nenhuma delas consegui receber o e-mail da oracle. A primeira tentativa fiz com uma conta utilizando o e-mail do google, e na segunda tentativa com uma conta utilizando e-mail do hotmail. Como podem perceber, provavelmente, é um problema com a própria Oracle. Além disso, o telefone 0800 deles só serve pra deixar recado, pois ninguem atende lá. Infelizmente a coisa está meio bagunçada. :(

    ResponderExcluir
  17. Eduardo - Acho que não adianta ficar tentando várias vezes, infelizmente o que temos a fazer é esperar. Não sei se viu meu post sobre a resposta da Oracle, nele tem dois telefones e um email, onde pode ser mais fácil você conseguir alguma posição da Oracle.

    ResponderExcluir
  18. Olá Fred! cara conseguir receber o email da oracle na segunda tentativa de compra e ja envei o numero do meu cpf gostaria de saber quanto tempo leva para eu receber o boleto bancario depois enviado o numero do cpf vwl!

    ResponderExcluir
  19. Leo, qual e-mail utilizou no cadastro em que a confirmação ocorreu com sucesso? Levou quantos dias até receber a confirmação? Fiz apenas uma tentativa e já foi uma semana e nada...

    ResponderExcluir
  20. Leo - não sei te informar este tempo, também não recebi o meu boleto ainda.

    Marquete - Não sei quanto ao Leo, eu segui os passos que informei no post e apenas após cerca de 20 dias que recebi a resposta da Oracle, solicitando CPF para enviar o boleto.

    ResponderExcluir
  21. Marquet-cara o email que usei foi da gmail e fiz duas tentativas na segunda tentativa que deu certo e eu recebi email da oracle solicitando o meu cpf no terceiro dia utel.

    ResponderExcluir
  22. Fred - cara eu fiz duas tentativas com o mesmo email mas a ultima que eu fiz chegou no dia certo e eu enviei o cpf, mas a primeira que eu solicitei tambem chegou depois de uns 22 dias depois tambem pedindo o cpf mas so que eu so enviei o cpf pra ultima compra que solicitei. cara tem algum problema eu receber dois emails e ter respondido so um deles ? vlw.

    cara mas uma coisa caso agente receba um boleto bancario depois do dia 31 de janeiro agente perde o a promoção com retake?? vlw

    ResponderExcluir
  23. Leo - Cara não tem problema ter respondido só um, caso não responda o outro vão cancelar o processo dele.
    Sobre receber o boleto depois do dia 31, não sei te dar certeza, mas não acredito que terá problema, pois a Oracle é quem está com o processo lento, acredito eu que quem solicitar o voucher até o dia 31 estará participando.
    Pelo jeito só a Neide está tomando conta do Brasil inteiro. (rs)

    ResponderExcluir
  24. Pessoal, ao questionar sobre a demora no processo fui informado por e-mail: "Informamos também que todos os pedidos realizados na web até o dia 31 de Janeiro de 2011 serão contemplados na campanha de retake, mesmo que o processamento interno seja finalizado após essa data."

    ResponderExcluir
  25. Como eu disse no comentário anterior, agora o Rodrigo confirmou pra gente. Valeu.

    ResponderExcluir
  26. Já recebi o boleto por email.Depois que eu receber o voucher, alguém sabe me informar até quando posso fazer a prova?. Valeu

    ResponderExcluir
  27. Wellington - O voucher tem validade de um ano, você deve fazer a primeira prova e o retake neste período de validade.

    ResponderExcluir
  28. Wellington - cara quantos dias tu recebeu o teu boleto depois que tu enviou o teu cpf!

    ResponderExcluir
  29. Fred - cara tu ja recebeu o teu boleto ? se sim quantos dias tu recebeu depois de enviar o cpf.

    ResponderExcluir
  30. Leo - Não recebi não. Ainda aguardandoo...

    ResponderExcluir
  31. Cara eu recebi o boleto após duas ou três semanas que havia enviado o meu CPF.

    ResponderExcluir
  32. Fred - cara será que nós vamos mesmo receber o boleto e se receber será que depois de pago é certeza receber o voucher vlw.

    ResponderExcluir
  33. Eu estou esperando o bendito boleto desde o dia 28 de janeiro, foi quando eu mandei os meus dados (cpf, nome e forma de pagamento) para a Neide Ferreira, que foi quem mandou o e-mail para mim.

    ResponderExcluir
  34. Eu consegui entrar em contato ontem (21/03/2011) com a Neide Ferreira, perguntei sobre o andamento do meu boleto bancário, e ela me informou que os emails que foram enviados para ela no dia 28/01/2011, estão com a previsão de terem os boletos gerados nas próximas duas semanas. Conforme ela me informou, o banco responsável por processar os boletos bancários é o Itaú.
    É esperar pra ver se esse Boleto Bancário vai chegar mesmo.

    ResponderExcluir
  35. ei eduardo - cara essa data 28/01/2011 as pessoas que enviaram o email antes dessa data tambem irao receber o boleto e como foi tu entrou em contato com neide ? vlw.

    ResponderExcluir
  36. Opa Leo, eu creio que sim, imagino que esses boletos sejam gerados antes dos boletos do dia 28/01/2011, mas só falando com a Neide pra ter uma certeza disso. Eu consegui falar com ela pelo telefone que é enviado no e-mail dela, quando ela solicita os dados para gerar o boleto.

    ResponderExcluir
  37. Ate que fim recebi o do itau email para pegar o boleto mas quando acessa o site do itau para receber o boleto quando digito um codigo la que eles pedem fica dando erro direto como se eu digitasse o codigo errado alguem ta tendo esse mesmo problema? se tiver pode me dar uma ajuda.vlw!

    ResponderExcluir
  38. consegui resolver meu problema e ja paguei o boleto alguem pode me dizer quantos dias o voucher chega? vlw..

    ResponderExcluir
  39. Leo - Até hoje nem recebi o boleto, parabéns por ter vencido mais essa etapa! rs
    Se alguém terminado todo o processo, compartilhem conosco!

    ResponderExcluir
  40. Fred - cara ate que fim veio esse bendito boleto agora pra proxima etapa.
    Cara tu sabe me dizer se pra marcar a prova na Prometric com o Voucher nas maos eu preciso pagar alguma taxa ? vlw.

    ResponderExcluir
  41. Leo - Não precisa pagar mais nada além do voucher. Basta informar o código e marcar a prova.

    ResponderExcluir
  42. Fred - Cara eu posso agenda meu exame direto em um dos locais da prometric que realiza o exame ou so pelo site mesmo que posso marcar meu exame? vlw.

    ResponderExcluir
  43. Alguem ja recebeu o Voucher?? e quantos dias demorou pra receber depois de ter pago o boleto??
    vlw!

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Tiago, já recebi sim o voucher. Agora é só estudar e fazer a prova. Depois que recebi o boleto demorou 3 semanas para me enviarem o voucher por email.
    Flw!

    ResponderExcluir
  46. wellington - depois de pago o boleto demorou 3 semanas pra tu receber o voucher? vlw...

    ResponderExcluir
  47. ate que fim o recebir o numero do voucher agora e so agendar a prova estudar bem muito!

    ResponderExcluir
  48. Até hoje não recebi nem o boleto. Está difícil!

    ResponderExcluir
  49. tenho uma duvida quando eu recebir o voucher recebir tambem o numero de pedido de treinamento do oracle eu sou obrigado a fazer esse treinamento tambem?? alguem pode me responder isso por favor obrigado? vlw!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gerando Documentos Word .docx com Java

Empregos Java - Divulgados pelo DFJUG