Depoimento de um programador Java CEGO

"Meu nome é Jose Nilton Barbosa Meira, jnbm1505@gmail.com, tenho 41 anos e conclui o curso de Ciencia da Computacao na USCS (Universidade Municipal de Sao Caetano do Sul) no final de 2008.

Por possuir deficiencia visual total, tive bastante dificuldade com relacao as disciplinas mais visuais, como Calculo Diferencial Integral, Calculo Numerico, Circuitos Digitais, mas com a ajuda dos colegas e boa vontade dos professores, acabei por superar tal dificuldade.

Com relacao a programacao, sempre tive certa facilidade em assimilar o conteudo explicado, mas na faculdade somente aprendi um pouco de programacao C. Tivemos uma pequena nocao da linguagem Java, na disciplina de Conceitos de Linguagens de Programacao, no segundo ano, mas ate entao so fiquei com a explicacao dos poucos conceitos teoricos.

Em busca de informacoes sobre como um deficiente visual poderia programar em Java, fiquei sabendo em uma lista de discussao, por um cego que trabalhava com essa linguagem, que deveriamos, em primeiro lugar, instalar um pequeno programa, denominado Java Access Bridge - JAB, que possui a funcao de possibilitar ao Jaws (programa leitor de tela), ter acesso aos aplicativos desenvolvidos em Java, podendo ser baixado do sitio da Sun, em java.sun.com. Ja o leitor de tela Jaws, que se encontra na versao 11, pode ter sua versao demo baixada de
http://www.freedomscientific.com/downloads/jaws/jaws-downloads.asp

Quanto a IDE, fui aconselhado a instalar o Eclipse.

Apos algum tempo, depois de varias tentativas, consegui finalmente no inicio do ano passado, 2009, rodar meu primeiro programa em Java, utilizando o Eclipse. Como nao utilizamos o mouse, somos obrigados a usar teclas de atalho ou ir navegando pelas opcoes dos menus com as setas e o tab. E e nesse sentido que o Eclipse se diferencia do Netbeans, pois com esse ultimo, nem todas as opcoes sao lidas pelo Jaws.

No inicio tive muita dificuldade em entender como os projetos eram criados, e ate ter conhecimento de que as classes eram salvas dentro da pasta SRC, perdi horas tentando descobrir por que elas nao executavam.

Cheguei a utilizar o Netbeans, pois fiquei sabendo por um amigo que enxerga, que ele oferece a possibilidade de criar a parte grafica de uma aplicacao, como janelas, botoes, caixas de texto, entre outros componentes, com a mesma facilidade com que e feito no Delphi ou Visual Basic. Entretanto rapidamente me desapontei, pois a acessibilidade para o uso de tais recursos no Netbeans e zero, visto que o Jaws nao le nada, como em qual componente estamos posicionado apos inserido e quais as suas propriedades referentes ao seu posicionamento na janela etc.

Cheguei a conclusao de que para criar componentes, o melhor caminho para nos e na “raca”, atraves de muita codificacao. Um ponto positivo com esse procedimento, e que temos um grande controle daquilo que estamos fazendo, e uma nocao, mesmo que vaga em algumas ocasioes, do resultado quando da execucao do aplicativo.

Comecei a realizar o curso Jedi, e estou hoje no final do modulo 1. Alem disso, estou lendo a primeira apostila da Caelum, e estou comecando um curso a distancia (EAD), de um curso que aborda desde o basico, ate conceitos mais avancados da linguagem. Esse curso, mesmo com videoaulas, nao e dificil de ser acompanhado por nos, cegos, e possui uma boa acessibilidade de navegacao. Trata-se do site
www.softblue.com.br

Infelizmente ainda nao consegui comprar um bom livro de Java, pois, pelo menos a unica editora que contactei para esse fim, a Novatec, se negou a me vender uma versao digitalizada de um deles, alegando que ja houve a pratica de pirataria com algumas obras por ela publicadas.

Embora ja ha um ano formado, ainda nao trabalho na area da programacao, mas pretendo faze-lo em breve, motivo pelo qual estou procurando me aperfeicoar em Java. Com o curriculo mais enriquecido e com os conhecimentos obtidos com os cursos que ainda pretendo realizar, nao sera dificil ingressar no mercado de trabalho.

Sei que sao varios os cegos que trabalham com essa linguagem de programacao, e um deles ate mesmo criou um programa para celular, que diz qual o valor de uma determinada nota em reais.

Um grande abraço e fica o recado de que com boa vontade nao e dificil atingir aos nossos objetivos."

Fonte:DFJUG

Frederico Maia Arantes/Supera Tecnologia
Siga-me!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gerando Documentos Word .docx com Java

Empregos Java - Divulgados pelo DFJUG