Coding Dojo: Conheça as regras, seja um desenvolvedor melhor!


Como mencionado no post  Coding Dojo – Um jogo em que todo mundo sai ganhando, vou fazer um breve artigo de como funciona o Coding Dojo, vale a pena ler, principalmente se você vai participar ou está organizando algum.
Bom, como você já sabe, o Coding Dojo é uma técnica de treinamento que remete as artes marciais. O dojo ou dojô (Do=caminho, Jô=lugar da prática) é o local onde se treinam artes marciais, especialmente as nipônicas. Muito mais do que uma simples área, o dojo deve ser respeitado como se fosse a casa dos praticantes. No nosso caso, o treino deve reunir pessoas para resolver algum problema de programação em conjunto. A reunião para o Coding Dojo é considerada bem sucedida quando o prazo da Sessão for cumprida.

Vamos apresentar algumas regras básicas para o Coding Dojo:

Moderador - A sessão precisa de um moderador, ele é a pessoa que garante que as regras sejam cumpridas, não queremos que a reunião seja uma bagunça não é ?! O moderador é uma pessoa que possui uma maior experiência, geralmente, é ele quem traz os desafios para a reunião. Ele é como se fosse um juiz!
TDD - TDD significa Desenvolvimento Orientado a Testes, ou seja, você não vai começar escrevendo o código do programa, é preciso escrever vários testes antes e depois fazê-los passar. “ Usando TDD, quando acabamos, realmente acabamos. Ou seja, dificilmente temos que retornar ao código futuramente para corrigir falhas, pois possíveis falhas já foram detectadas e corrigidas durante a confecção dos testes.” No começo você pode até estranhar, mais depois acostuma e não consegue mais largar. Leia mais sobre TDD
Baby Steps ( Passos de bebê )Isso mesmo, você não entendeu errado, Passos de bebê implicam em fazer apenas pequenas mudanças de cada vez, só passando à atividade seguinte quando há certeza de que o que você está fazendo está 100% em ordem e funcional. Leia mais sobre Baby Steps
Pair Programming - Programação em par sugere que você trabalhe com outra pessoa no mesmo problema, ou seja, enquanto um escreve o código, o outro fica do lado ajudando. No Coding Dojo, a pessoa que está no computador é o piloto e o que está do lado é o co-pilto. O Co-Piloto ajuda o piloto a analisar o código e dá dicas do que pode ser melhorado ou criado. a dupla fica programando por um tempo determinado, geralmente entre 5 e 10 minutos. Quando o tempo acabar, o piloto sai do computador, o co-piloto assume o computador e uma pessoa da platéia assume a posição de co-piloto. Leia mais sobre Pair Programming

Durante uma rodada:

Enquanto o par está desenvolvendo os testes, as pessoas da platéia podem opinar sobre o que está sendo desenvolvido, isso é ótimo para melhorar o código que está sendo desenvolvido. Mas se os testes não estão passando, as pessoas devem ficar quietas para não atrapalhar a dupla, ninguém pode falar nada, nem opinar, nem perguntar, só não atrapalha ok ?! :) .

Aqui vão alguns detalhes técnicos do Coding Dojo:

Características
Não-competitivo, ambiente divertido de colaboração.
Todos os níveis são bem-vindos
Prontos para experimentar novas ideias
Requisitos
Sala de reuniões com assentos suficientes (o número de  pessoas varia entre 5 a 20)
Pelo menos um PC ou laptop
Um projetor
Processo
O Coding Dojo é dividido em rodadas e sessões, uma sessão é feita por várias rodadas. Quer dizer que, se na reunião foi decidido que cada rodada durará 7 minutos e tem 10 participantes, então a sessão duraria uma hora e dez minutos.
25-30 minutos: retrospectiva rápida da sessão anterior, o que correu bem, o que foi interessante, o que foi frustrante
10 minutos: Decisão de um tema para esta sessão
40 minutos +- : Desenvolvimento
5-10 minutos: Esse tempo é para ser usando entre uma sessão e outra para discutir como as coisas estão indo
Objetivos:
Mostrar técnicas de programação orientada a testes (TDD)
Ensinar o uso de testes de unidade
Incentivar a comunicação entre programadores
Integrar profissionais e alunos com experiências distintas
Público alvo:
Alunos e profissionais interessados em conhecer um pouco de:
Desenvolvimento Orientado a Testes (TDD)
Programação em Duplas
Desenvolvimento ágil
Entre outros.
  
Referências:
http://dojofloripa.wordpress.com/
http://www.improveit.com.br/
http://www.strikegamer.com.br/
 
Fonte:  Aqui!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gerando Documentos Word .docx com Java

Empregos Java - Divulgados pelo DFJUG