Meus estudos para certificação e um pouco da minha história com Java!

Hoje, dia 25/02, foi um ótimo dia! Passei na minha primeira certificação Java. Agora sou um Oracle Certified Java Programmer 6 (OCJP 6). Como é de costume da comunidade de Java vou mostrar como foram os meus passos para chegar até aqui, fazer a prova e ser aprovado, para quem pretende tirar a sua certificação ficará como dica. Aproveito pra falar um pouco da minha história com Java.



Um Pouco da Minha História com Java
Trabalho especificamente com Java a praticamente um ano, antes disso fiz estágio durante dois anos desenvolvendo em IBM, DotNet e também algumas coisas em Java para algumas grandes empresas, fazendo integrações de aplicações IBM Lotus Notes com Java, SAP e Oracle.
Mesmo antes de trabalhar só com Java sempre estudei em casa, principalmente pelas apostilas da Caelum e Iniciativa Jedi (recomendo essas fontes). Apesar de apenas um ano de experiência em Java, já me disseram que sou bem melhor que muitos "desenvolvedores plenos" que existem por aí. Hoje já desenvolvo em Java para Web utilizando JSF, Hibernate, Spring, WebServices com Restful, já brinquei com Flex e Struts 2. Agora comecei a estudar também Ruby on Rails, mas isso não vem ao caso.

Como Ganhei meu Voucher
A praticamente um mês atrás ganhei em um sorteio pelo twitter o voucher de certificação Oracle, ganhei do @jornaljava (sigam, recomendo!) Detalhe, eu só tinha um mês pra estudar, pois o voucher só tinha mais um mês de validade. A partir daí começou minha jornada.

Meus Estudos para Certificação
Já adianto que não tenho nenhum segredo ou dica infalível, apenas mostro como pude me preparar.
Eu já tinha o livro 'Certificação Sun Para Programador Java 6 - Guia de Estudo' da Kathy Sierra e Bert Bates mas nunca tinha estudado ainda, então comecei logo. Alguns ficam em dúvida de fazer a versão 5 ou a 6, eu optei logo pela 6, visto que o inglês que é o maior diferencial entre as duas é bem tranquilo.
Minha meta era ler o livro da Kathy em 20 dias para poder estudar os outros 10 dias por outras fontes e fazer simulados, mas não consegui, pois a partir do décimo dia já foi ficando um pouco cansativo e o ritmo foi diminuindo. Então terminei o livro apenas 2 dias antes da prova.
Queria ter lido o livro do Camilo Lopes, que é um guia curto para a certificação, mas o tempo foi muito curto e também não li.
Não quis fazer nenhum simulado, mais ou menos até o 20º dia de estudos, só então comecei a fazer alguns aleatoriamente na internet. Fiz alguns como o JavaBeat, e o "Vacas para o Curral", este último é bem simples mas é legal. Fiz também o WhizLabs, este é bom pois te mostra a questões que você errou, mostra a certa e 
explica o porque. Baixei o ExamLabs mas este eu fiz muito pouco, e fiz também o MasterExam que vem com o livro da Kathy.

Sobres os simulados:
- o JavaBeat tem umas questões legais;
- o "Vacas para o Curral" é mais fácil mas tem conceitos básicos importantes;
- o ExamLabs parece ser bom mas não pratiquei muito;
- o WhizLabs é bom, pois explica as respostas e você aprende com ele;
- o MasterExam é muito bom, mas é mais difícil que a prova, principalmente porque nas questões em que você tem mais de uma opção ele não te diz quantas são corretas, na certificação é informado, e isso ajuda muito. Pra se ter uma idéia meu score nele foi de apenas 39%. Fiz completo apenas uma vez.

Claro que o tempo de estudos depende da sua experiência e conhecimentos na linguagem. Eu consegui passar com um mês de estudos, mas caso você tenha um prazo maior (que não foi o meu caso), recomendo estudar por pelo menos 2 meses, acho que é um tempo bom para se preparar e ficar tranquilo para a prova.
Meu score foi de 71%, para o tempo que tive achei bom, se tirasse os 58% que é o mínimo já estava bom.

Sobre a Prova
Possui 60 questões, você tem 180 minutos para realizá-la, e você precisa acertar 58% para ser aprovado. Na minha prova tinha umas 10 questões de drag and drop (que acho muito chatas), umas 3 de compilação de linha de comando e classpath (coisas que achei que não iriam cair). Tudo o que cai está no livro da Kathy.
Outro detalhe importante, quando a prova termina você não vê na tela se passou ou não, apenas quando o relatório é impresso logo a seguir, você vê apenas uma mensagem agradecendo sua participação, isso me assustou (rs).

Se você mora em goiânia ou região recomendo que faça a prova na Supera Tecnologia tem uma sala tranquila com ar condicionado, e se você passar ganha camiseta da empresa, além de ter sua foto publicada no site deles dando os parabéns!

Receita de bolo
Estude o livro da Kathy Sierra, releia o que tiver dúvida, faça todos os exercícios, se puder fazer um resumo dos capítulos para revisar depois, melhor ainda. Procure outras fontes para o que não ficou bem fixado na mente, faça simulados.

Aconselho não estudar uma semana sim, outra não, uma sim, duas não. É bom que os estudos sejam constantes e que a prova venha logo depois. Então, é só comemorar!

Frederico Maia Arantes
Analista e Desenvolvedor de Sistemas Java EE
Oracle Certified Professional, Java SE 6 Programmer 
Twitter

Comentários

  1. Parabéns, e valeu por passar essa experiência!
    Cara, estou estudando faz alguns meses já, e agora estou brigando com a Oracle pra conseguir COMPRAR meu voucher. Só falta enviarem o boleto... já até ligaram pra mim dizendo que iam mandar. Quando ele chegar eu começo a fazer simulados.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns cara, obrigado pelo post. Hoje fiz a prova mas não passei, acredito que o material que usei para estudos não alertou o suficiente os detalhes que caem da prova, como as pegadinhas, mesmo o classpath também achei que não ia cair.
    Também acho que agora devo treinar mais pelos simulados, eles são muito legais para atentar aos detalhes e a primeira coisa que farei é providenciar a bíblia da certificação Java, o livro da Kathy.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Luciano - É o pessoal da Oracle está bem enrolado pra liberar esses vouchers, eu solicitei um também quero tirar agora a de Java para Web. Bons estudos!

    Emerson - Isso aí, o livro da Kathy é muito bom, pode comprar sem medo, e bons estudos!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Fred. Muito bacana vc compartilhar sua experiência aí. Esse ano vou fazer a minha. Abraço.
    Colega da FATESG.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela certificação, três dias depois eu passei na minha! hahahah

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Puts Fred... me identifiquei bastante com o seu blog e com a sua trajetória.
    Primeiro, pois a suas referências ( Franzine, Camilo, JEID..) são também as minhas. Eu estudei bastante no ano passado, comprei o voucher e não tive tempo e depois mais coragem de fazer(trampo novo e tals).
    Mas agora ao ler o seu Post me incentivou bastante. Nunca trabalhei com programação, (não nem mesmo se o mercado paga bem) estou estudando na raça mesmo, porque acho que alguma coisa no Java me atrai... Finalizei um MBA em Engenharia de Sistemas que acho que pode me ajudar junto com a Certificação OCJP, a entrar no mercado como programador ao menos como Jr. Estou espantado em 1 mês você ter conseguido a sua aprovação, mas acredito que sua experiência tenha ajudado muuuuito, mesmo sem você perceber. Parabéns !!!!!!!!!!
    Tenho o Livro da Kathy Sierra Exam 310-065, em inglês... você acha que se eu me basear somente nele tenho alguma chance, estudando umas 3 horas por semana ?

    ResponderExcluir
  7. Meus parabéns Lucas! Isso aí!

    Opa Francis, legal! São ótimas referências as que citei e sempre recomendo pra todos que estão iniciando. Estudar independente de certificação é muito importante.
    Siga as dicas que eu disse e não tem erro. Acho pouco 3 horas por semana, aconselho tentar aproveitar melhor seu tempo durante a semana e estudar mais.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal você compartilhar a sua jornada.
    Andei dando uma olhada pela web e ví pessoas comentando sobre a Oracle estar prospectando cursos obrigatorios para a certificação. Já ouviu falar disso? Será que é só para algumas certificações ou para todas?

    Abraços e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Luiz Antonio! Ouvi falar sim. Estou preparando um post para falar sobre isso. Vou colocar no meu blog do Gojava, mas posto o link aqui. O curso não é para todas as certificações não, apenas algumas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Fred,

    Parabéns. Gostaria de saber quantas horas você dedicou diariamente para estudar?

    Valeu.
    Willian.

    ResponderExcluir
  11. Olá Willian. Não sei ao certo mas talvez cerca de 2 ou 3 horas. Não tinha um horário fixo, mas se puder, determine um.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Fred.. Parabéns pela sua iniciativa cara.... gostei muito da sua repassada de experiência! Este ano tbm tiro a minha.... se possívell. vou até tirar ferias pra tirar acertificação...hehe ai me dedido bastante e em um mes tbm tiro..
    So uma coisa... eu leio bem o INgles, mas tbm nao fluente... o que vc diria sobre o INgles da prova?
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Olá Julio! Obrigado! O tempo passa rápido, já vão fazer 2 anos que tirei essa certificação (rs).
    Sobre o inglês da prova é bem tranquilo. Se você lê razoavelmente bem não vai ter problemas. Nos simulados você vai perceber isso.
    Bons estudos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gerando Documentos Word .docx com Java